NOTÍCIAS

Europan de novo: do balanço 13 ao lançamento 14
Na sequência do anúncio público dos resultados do Europan 13, decorreram, ao longo de 2016, sessões de apresentação das propostas vencedoras em cada uma das 3 cidades participantes:

Santo Tirso – no mercado
Em Santo Tirso promoveu-se, em 4 de Fevereiro, no Mercado Municipal, a apresentação e discussão do projecto vencedor com os utilizadores do mercado e a população em geral. A arquitecta Laura Álvarez apresentou o seu projecto, numa iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara, Dr. Joaquim Couto.

Barreiro – da Estação
No dia 22 de Fevereiro, a Câmara Municipal do Barreiro realizou uma sessão que incluiu uma visita à Antiga Estação do Sul e Sueste e espaços contíguos e a apresentação da proposta vencedora e exposição dos projectos presentes a concurso, no Auditório Municipal Augusto Cabrita. Marcaram presença, entre outros, o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Humberto de Carvalho e o Sr. Vereador do Pelouro do Planeamento, Gestão e Regeneração Urbana, Mobilidade e Novas Tecnologias, Rui Pedro Gaspar Lopo.

Odemira – A Azenha
Em Odemira, no dia 9 de Setembro, a Câmara Municipal organizou uma sessão de apresentação do projecto premiado no sítio de Azenha do Mar, com um debate sob o mote "Intervir por uma Comunidade Sustentável" e inaugurou a exposição dos 8 projectos seleccionados na primeira reunião do júri para aquele sítio, com painéis dispostos nas ruas da aldeia. Entre os presentes na sessão, contavam-se, nomeadamente, o Sr. Presidente da Câmara, Eng.º José Alberto Guerreiro e a equipa vencedora, vinda de Bari, Itália, que se deslocou ali não só para a sessão, mas também para a reunião preparatória da encomenda/contratação e implementação do projecto, que se realizou no dia 12 seguinte.


Mais Noticias:

Encerramento E13 – Estatística

Fórum internacional de abertura Europan 14

O Fórum Internacional Inter-sessões Europan, em Badajoz, fechou oficialmente a sessão, e anunciou o tema Europan 14, organizado em 3 partes:

1 - De 10 a 13 de Outubro, o WORKSHOP: "ARCHITECTURE TO THE RHYTHMS OF CITY AND NATURE" aberto à participação das equipas premiadas e mencionadas no Europan 13;

2 - A 14 de Outubro, a conferência THE ADAPTABLE CITY: WHICH PROJECTS AND IMPLEMENTATION PROCESSES FOR E13?", aberta a todos os participantes;

3 - A 15 de Outubro, o debate "THE PRODUCTIVE CITY: WHICH SITES FOR E14?", aberto aos representantes dos sítios Europan 13 e Europan 14.



EUROPAN 14